Capa do filme (esquerda), capa do livro (direita). |
No universo literário, estamos acostumados a ver que quando um filme baseado em um livro é lançado, a editora o lança novamente colocando como capa o cartaz do filme, numa estratégia obvia para atrair mais leitores para adquirir o livro. Entretanto, a maior parte dos leitores, se não forem todos, não aceitam muito bem a ideia, e preferem que a antiga capa volte.
Não que a editora esteja errada, longe disso. Ela tem que atrair os leitores, se não ela não obtém lucro. Mas, custaria muito se ela pensassem no pessoal que não gosta de jeito nenhum das capas dos filmes? Não pensa em uma maneira alternativa para agradar ambos? Sem contar quando mudam o nome do livro porque a tradução que saiu para o nome do filme está diferente. Mesclado com a capa do filme, isso sim, para mim, é terrível. As capas originais dos livros transmitem uma personalidade que, quando são substituídas pelas capas dos filmes, perdem completamente o brilho que tem. E isso, infelizmente, influência diretamente no modo como o leitor vai receber o livro, podendo trazer prejuízos para a editora responsável.
Exemplo de livro com luva. |
E então, capa do livro ou capa do filme? O que vocês, leitores, preferem? Deixei uma enquete ao lado para que vocês votem qual dos dois jeitos é o melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário