quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

#NaBoPo - Capas de Livros Vs. Capas de Filmes

Capa do filme (esquerda), capa do livro (direita).
No universo literário, estamos acostumados a ver que quando um filme baseado em um livro é lançado, a editora o lança novamente colocando como capa o cartaz do filme, numa estratégia obvia para atrair mais leitores para adquirir o livro. Entretanto, a maior parte dos leitores, se não forem todos, não aceitam muito bem a ideia, e preferem que a antiga capa volte.

Não que a editora esteja errada, longe disso. Ela tem que atrair os leitores, se não ela não obtém lucro. Mas, custaria muito se ela pensassem no pessoal que não gosta de jeito nenhum das capas dos filmes? Não pensa em uma maneira alternativa para agradar ambos? Sem contar quando mudam o nome do livro porque a tradução que saiu para o nome do filme está diferente. Mesclado com a capa do filme, isso sim, para mim, é terrível. As capas originais dos livros transmitem uma personalidade que, quando são substituídas pelas capas dos filmes, perdem completamente o brilho que tem. E isso, infelizmente, influência diretamente no modo como o leitor vai receber o livro, podendo trazer prejuízos para a editora responsável.

Exemplo de livro com luva.
Uma solução rápida e prática para isso, em minha sincera opinião, é que as editoras, ao invés de lançarem um "novo" livro com a capa do filme, que façam uma luva (ou, no inglês, jacket) e coloquem por cima do livro com a capa antiga. Dessa forma, aqueles que gostem da ideia de livros com a capa do filme vão tê-la, e os leitores que preferirem a capa original não se sintam prejudicados. Na verdade isso já foi feito antes, como por exemplo os livros "Doze Anos de Escravidão", "A Invenção de Hugo Cabret" e "Coração de Tinta", que não tiveram nenhum problema aparente com a "mudança". E, ainda por cima, pode trazer benefícios para a editora, pois a mesma não vai precisar fazer uma reformulação completa no livro. Falando popularmente, ela só vai ter que mandar imprimir um papel a mais, e "cobrir" o livro com ele.

E então, capa do livro ou capa do filme? O que vocês, leitores, preferem? Deixei uma enquete ao lado para que vocês votem qual dos dois jeitos é o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário