quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Por que Indiana, João?

Capa do livro.
Título: Por que Indiana, João?
Autor(a): Danilo Leonardi
Páginas: 208
Editora: Giz Editorial
Lançamento: 2014

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Resenha: Simples, divertido, e profundo. Para um autor de primeira viagem, o Danilo conseguiu prender minha total atenção em uma história que tem de tudo um pouco.

De primeira você pode pensar "ah, mas esse já é um tema tão batido..." Foi exatamente o que pensei também, e devo confessar que só fui ler o livro para saber como um crítico literário como o Danilo poderia escrever a sua própria história. Porém, logo nos primeiros capítulos, ele já provava que não iria entregar os pontos logo de primeira, e que poderia contar um enredo relativamente denso, com apenas o necessário a ser dito.

Em algumas partes o João realmente me deu nos nervos, por algumas escolhas e atitudes que ele tomou. Mas, no decorrer do livro, vemos que ele se transforma completamente! De corpo e mente, por assim dizer. Parece que quando ele vira hit, sua vida realmente toma um rumo que nem poderíamos imaginar. E o autor soube dosar a história do personagem para que ela pudesse convencer o leitor de que aquilo realmente poderia acontecer com qualquer um de nós.

O que falar do final? Sinceramente, e acredito que não falo só por mim, eu, em nem um milhão de anos, iria imaginar que o João fosse ter um final como esse. Simplesmente "sensacional". Coloco o sensacional entre aspas porque não é lá o melhor final para um personagem. Sei que pode parecer confuso, mas os que leram vão entender o que digo, e não posso dizer aqui o que acontece, pois iria estragar toda a emoção do momento. Mas garanto que foi ótimo.

Quando chegou a hora de dar a classificação, não vi motivo para não dar ao livro a nota máxima. Ele não se tornou um dos meus favoritos, mas conseguiu atingir um potencial que me surpreendeu bastante. Acredito que o único ponto negativo que achei dele mesmo foi o desenrolar, pois a história passa relativamente rápida, o que me incomodou um pouco. Mas, para um livro que tinha um tema tão batido, foi uma história completamente nova, e arrebatadora.

(Ótimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário